Em Portugal a Quimialmel possui um Departamento de Resíduos actuando desta forma também noutra fase do ciclo de vida dos produtos resultantes de determinados sectores da indústria transformadora.
Inicialmente o objectivo do departamento era oferecer aos seus clientes soluções especializadas de modo a satisfazer as suas necessidades de uma forma ambientalmente correcta, prestando um serviço diversificado, eficaz e completo na área dos resíduos sendo por isso o seu parceiro ideal para a gestão global dos mesmos. Nomeadamente:
• Gestão Global de Resíduos: identificação dos resíduos produzidos numa determinada unidade, acções de sensibilização/formação que permitam a adopção de sistemas de separação e recolha selectiva, fornecimento de equipamento adequado a essa separação/triagem na origem.
• Encaminhamento de Resíduos Industriais para Destinos Licenciados: que poderão ser as próprias instalações da Quimialmel, funcionando como armazenamento temporário (R12 para os resíduos autorizados) ou encaminhamento directo para qualquer outro destino licenciado (em Portugal ou no Estrangeiro).
• Transporte de Resíduos Industriais Perigosos (RIP´s) e Não Perigosos (RIB´s): poderá estar incluído na gestão global ou actuando simplesmente ao nível do transporte, nos casos específicos em que produtor tem já a disponibilidade de aceitação dos seus resíduos num destinatário autorizado.
Sempre conscientes da importância da reciclagem, e tendo em consideração que estávamos a exportar matéria prima para um sector que tinha grande demanda em Portugal, o departamento de resíduos inaugura em 2015 uma nova actividade: Fundição de Alumínio, com a produção de lingotes de alumínio secundário.
Assim a Quimialmel apresenta-se no mercado como mais do que um gestor de resíduos mas sim um gestor / reciclador de resíduos.
O core-business do departamento continua a ser assim os metais não ferrosos, com o alumínio a ter um lugar privilegiado, não só pelo seu uso na fundição de alumínio como na exportação do excedente desta sucata, mas também o cobre, o zinco, o chumbo têm um papel significativo nas nossas exportações.